sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Desamparo

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer - Albert Einstein


SANTA CASA
Eu gosto desta frase do Einstein. Pior do que o próprio mal é ter pessoas que o presenciam e não fazem nada para impedir. É horrível você não ter ninguém para te socorrer de algo terrível. É como estar no meio de um Oceano se afogando e não ter nenhuma tábua de salvação. A sensação é de completo DESAMPARO. Sentimento muito conhecido por algumas crianças e mulheres no nosso País. O que estão fazendo com nossas crianças e mulheres?


O que aconteceu essa semana aqui em Belém – PA, na Santa Casa de Misericórdia, envolve dois bebês que não tiveram chance nenhuma, nem de viver, e envolve também uma mulher completamente desamparada pelo poder público, que mais uma vez falhou. Eis a história:


Uma médica da Santa Casa foi detida, na manhã desta terça-feira (23), acusada de omissão de socorro. Ela teria negado atendimento a uma mulher (27 anos) grávida de gêmeos. Os bebês morreram. Um deles nasceu em uma viatura do Corpo de Bombeiros na porta do hospital. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

Segundo informou o Ciop, a mulher, que faz tratamento de pré-natal na Santa Casa de Misericórdia, teria vindo de Outeiro, onde mora, por volta das 4h da manhã, com fortes dores e procurado atendimento primeiramente na Santa Casa. Com a negativa, ela teria se dirigido ao Hospital das Clínicas. ‘Como os médicos se recusaram a atendê-la nos dois hospitais, o marido dela acionou os Bombeiros através do Ciop e pediu apoio’, explicou a capitã Mônica Figueiredo.

Segundo a oficial, os Bombeiros só souberam que a paciente já vinha da Santa Casa, onde teria tido atendimento negado, quando chegaram no HC. De lá, decidiram retornar ao primeiro hospital, onde a mulher teve, novamente, o atendimento negado. ‘Não deixaram que a nossa viatura entrasse no hospital e um dos nossos oficiais ficou cerca de vinte minutos tentando convencer a médica a atendê-la. Quando percebeu, a mulher já estava tendo um dos bebês dentro da viatura’, contou Figueiredo.

Ainda segundo ela, o primeiro bebê nasceu morto e, depois disso, a médica do plantão, Cíntia L., teria decidido pela internação da mulher, que também perdeu o segundo bebê. Foi então que policiais militares que acompanhavam a ocorrência deram voz de prisão à médica e a encaminharam à seccional do bairro do Comércio (centro de Belém).

Mãezinha no leito
Sabe gente, sempre quando eu fico sabendo de histórias assim, me dá uma dor tão grande em saber que mais uma mãezinha não realiza o seu grande sonho de ser mãe e perde seus dois filhinhos tão amados. E somando-se a isso me dá uma sensação de medo, por mim e pelas grávidas do nosso Estado. Não é a primeira vez que acontece casos assim que por conta de falta de atendimento a mãe perde seu filhinho e infelizmente não vai ser a última. Os problemas no Brasil são tão gigantes, e tão horrendos que eu não sei se vou estar viva neste mundo para vê-los solucionados. Aquelas propagandas eleitorais que passam na Tv sabe, onde tudo funciona, tudo está as mil maravilhas e na vida real tudo permanece do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário