quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Belém se confirma como a capital do aleitamento materno no País

A dona de casa Maria Diana Santos, 22 anos, é doadora de leite desde que o filho, Caio, tinha apenas dois meses. A experiência da moradora do Paar é semelhante à de várias mães que estavam presentes na solenidade de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na manhã desta segunda-feira (3): uma amiga, que já fazia doação voluntária para os bancos de leite do Estado a apresentou ao programa.

Maria Diana disse que decidiu doar leite depois que experimentou a sensação de amamentar seu filho. "Amamentar é tão bom! Fiquei pensando naquela mães que não podem amamentar e decidi dar um pouco do meu leite para essas crianças", informou. Segundo ela, o processo é simples e não dá trabalho. Uma vez por semana voluntários do Corpo de Bombeiros e da Santa Casa de Misericórdia passam pela casa dela para deixar os potinhos da coleta e levar os que já estão cheios.

O incentivo do governo do Estado e das demais instituições que apoiam o aleitamento materno são responsáveis pelo aumento de 19% para 56%, em Belém, do índice de aleitamento exclusivo até os seis meses, segundo pesquisa do Ministério da Saúde em 2008. Belém aparece como a capital brasileira em que há mais crianças recebendo o leite materno.

A amamentação exclusiva até o sexto mês de vida é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê, e também ajuda a prevenir várias doenças, como infecções, diarréia, pneumonia, otite, alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação. O leite materno salva muitas vidas.

O filho de Deugina Melo, por exemplo, nasceu de seis meses e ficou três meses internado na Santa Casa. Durante esse período, ela o alimentou - e a outras crianças em situação semelhante - com o próprio leite. O menino está com nove meses e saudável e ela diz que se sente bem em ter ajudado na recuperação e no desenvolvimento do filho.

Cynara Souza, representante da Santa Casa, acompanhou a luta de Deugina pela saúde do filho e disse que relatos como esse incentivam outras mães a aderir à campanha de doação de leite materno e à amamentação como fonte de alimentação exclusiva até os seis meses.

Com o tema "Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção", a programação desta segunda no Comando Geral de Bombeiros Militar do Pará reuniu mães, crianças e representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública(Sespa), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), Fundação Santa Casa de Misericórdia e Associação Amigos da Amamentação (Amamen), parceiros na programação.

A coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, informou que a Semana de Aleitamento Materno é realizada no Pará e simultaneamente em 120 países. O objetivo é divulgar as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar para a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/3056643/belem-se-confirma-como-a-capital-do-aleitamento-materno-no-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário