sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Então, é Natal...

Gente, aminha noite de Natal foi super legal. Tranquila como eu sempre quiz. Na verdade,o Natal significa para mim paz, antes de tudo. Faz tempo que renunciei as badalações. Não tenho mais pique para isso. Prefiro ficar junto da minha família.Fomos à casa da minha tia.Passamos uma noite bacana. Outra coisa que renunciei foi ao excesso de consumismo. Eu acredito que o Natal foi feito para as crianças. Então,só elas ganharam presentes. Minha filha estava linda de rosa.
Outra coisa muito legal foi o fato de passarmos junto do nosso bebezão Ian. Nossa, como ele está enorme. Não dá mais para carregá-lo de tão grande.

Outro grande sucesso desta ceia foi o Pudim da tia Sônia. Olha que lindo. Aí vai a receita:
2 latas de leite condensado
2 medidas (lata) de leite líquido
4 ovos inteiros
2 colheres de amido de milho
Bater tudo noliquidificador e colocar numa forma caramelizada. Assar em banho-maria até ficar no ponto.
É isso aí pessoal. Volto com mais novidades. Beijos!

domingo, 20 de dezembro de 2009

BATIZADO DA CLARISSA

Amigas, hoje (20), foi o Batismo da minha pequerrucha. Nossa! Vocês nem podem imaginar o tamanho do meu orgulho quando vi minha filha vestida de branco. Quando completar 15 anos, então, só Deus sabe o que sentirei, hehehe. Estavam presentes a minha sogra, a minha tia e os padrinhos dela que também são padrinhos do meu casamento. Eles levaram seus dois filhos: O Ian (meu adorado afilhado) e o Uriel. Minha mãe infelizmente não esteve, pois está no Marajó, rezando para que tudo desse certo.

Em todos os momentos importantes da minha vida, a minha mãe sempre está presente. Esta foi a primeira vez que realizo algo importante sem a presença dela (snif). De qualquer maneira deu tudo certo (ufa!). Depois foi todo mundo para a minha casa. O barulho da criançada espantou um pouco a Clarissa, hehehe. No final do dia, ficamos exaustos... Teve estrogonofe de carne e um bolo delicioso feito pela minha comadre. Somos prendadas! Aproveitamos e cantamos parabéns para o meu amorzinho que fez aniversário no dia 19. Felicidade completa, hein!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Novela Viver a Vida...Eu lembrei



Ai gente, ontem a Helena perdeu o bb por aborto espontaneo. Eu estava assistindo a novela junto com meu marido. Eu comecei a lagrimar sem que ele percebesse. Aquelas cenas sempre tão iguais com todas as mulheres que passam por isso. Eu lembrei de tudo - como se eu pudesse esquecer né? E detalhe: o meu marido se lembrou também e ficou triste. Essas coisas marcam as nossas vidas para sempre. Mas, depois olhamos instintivamente para a nossa bolotinha que dormia do nosso lado, tão linda. Rapidamente nos recompomos. Que bom termos ela ao nosso lado!



domingo, 13 de dezembro de 2009

Passeio no Shopping

Hoje fizemos um passeio legal num shopping de Belém. A Clarissa, como sempre, se comportou muito bem. Já percebemos que ela adora passear. Vai ser "sassariqueira" como os pais, hehehe.




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Belém - minha linda cidade

Eu adoro morar na cidade onde nasci - Belém do Pará, conhecida como cidade das mangueiras, eu amo vc!

Belém se confirma como a capital do aleitamento materno no País

A dona de casa Maria Diana Santos, 22 anos, é doadora de leite desde que o filho, Caio, tinha apenas dois meses. A experiência da moradora do Paar é semelhante à de várias mães que estavam presentes na solenidade de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na manhã desta segunda-feira (3): uma amiga, que já fazia doação voluntária para os bancos de leite do Estado a apresentou ao programa.

Maria Diana disse que decidiu doar leite depois que experimentou a sensação de amamentar seu filho. "Amamentar é tão bom! Fiquei pensando naquela mães que não podem amamentar e decidi dar um pouco do meu leite para essas crianças", informou. Segundo ela, o processo é simples e não dá trabalho. Uma vez por semana voluntários do Corpo de Bombeiros e da Santa Casa de Misericórdia passam pela casa dela para deixar os potinhos da coleta e levar os que já estão cheios.

O incentivo do governo do Estado e das demais instituições que apoiam o aleitamento materno são responsáveis pelo aumento de 19% para 56%, em Belém, do índice de aleitamento exclusivo até os seis meses, segundo pesquisa do Ministério da Saúde em 2008. Belém aparece como a capital brasileira em que há mais crianças recebendo o leite materno.

A amamentação exclusiva até o sexto mês de vida é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê, e também ajuda a prevenir várias doenças, como infecções, diarréia, pneumonia, otite, alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação. O leite materno salva muitas vidas.

O filho de Deugina Melo, por exemplo, nasceu de seis meses e ficou três meses internado na Santa Casa. Durante esse período, ela o alimentou - e a outras crianças em situação semelhante - com o próprio leite. O menino está com nove meses e saudável e ela diz que se sente bem em ter ajudado na recuperação e no desenvolvimento do filho.

Cynara Souza, representante da Santa Casa, acompanhou a luta de Deugina pela saúde do filho e disse que relatos como esse incentivam outras mães a aderir à campanha de doação de leite materno e à amamentação como fonte de alimentação exclusiva até os seis meses.

Com o tema "Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção", a programação desta segunda no Comando Geral de Bombeiros Militar do Pará reuniu mães, crianças e representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública(Sespa), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), Fundação Santa Casa de Misericórdia e Associação Amigos da Amamentação (Amamen), parceiros na programação.

A coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, informou que a Semana de Aleitamento Materno é realizada no Pará e simultaneamente em 120 países. O objetivo é divulgar as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar para a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/3056643/belem-se-confirma-como-a-capital-do-aleitamento-materno-no-pais

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Relembrando o passado...



Hoje no e-family duas amigas perderam seus bbs por aborto espontâneo. Meu Deus, como essas histórias tristes se repetem e imediatamente eu lembro da minha história. Em Setembro fez 1 ano que perdi meu segundo bb. Esses acontecimentos marcam para sempre a vida de uma mulher, principalmente se ela quer muito ser mãe. Eu sempre digo para elas que mãe elas já são, porque eu acredito fielmente que a partir da concepção já existe vida, portanto já existe também uma mãe. Quando eu fazia Faculdade de Psicologia, lembro de uma professora dizer que o que torna uma mulher mãe é a existência de uma vida dentro dela. Eu acredito que esse momento sublime pode surgir antes mesmo da gravidez quando a mulher sonhar com a maternidade. Em outras palavras, quando imagina o quarto do bb, quando para instintivamente nas lojinhas de bb, olha para as roupinhas imaginando seu futuro bb vestido, quando imagina a fisionomia, enfim, a mulher já passa a pensar como mãe. Eu lembro das minhas amigas tentantes, e lembro também quando eu fazia parte desse grupo. Era tão divertido. Para passar mais aquela pressão em engravidar, dávamos altas gargalhadas.

Consulta com a pediatra...



Definitivamente a Clarissa adora a pediatra. Ela estava no maior choro na sala de espera e foi só entrar no consultório e pronto, começou a rir e conversar (gui-gui) para a médica. Bem, ela está ótima, medindo 64 cm e pesando 6,800. Super fofa! Foi receitado um remedinho para anemia e só. Ela vai continuar com o LM exclusivo, com a vitamina C e o polivitamínico. A minha filha já tem grandes avanços. Já olha as mãos e os pés, já sustenta a cabecinha, faz força para ficar sentada, reconhece de imediato os pais, mas ela também sorri para a madrinha, para o tio (no caso meu irmão) e para a pediatra. Que linda que ela está. O meu marido trouxe um porta-retrato com uma foto que está eu e ela. Quase chorei de emoção. Me pegou de surpresa. A minha filha é a realização de um sonho. Deus é maravilhoso!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Seis anos depois...

Hoje faz 6 anos que nos conhecemos. Quem podia imaginar que hj eu seria a mulher mais feliz do mundo, com um marido que me respeita, ma ama e me faz feliz a cada dia. Nunca brigamos, a nossa vida é uma eterna lua de mel e não consigo imaginar a minha vida sem ele. Só estava faltando mesmo uma filhinha tão linda para completar nossa felicidade. Meus amores, amo vcs.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Como evitar anemia em bbs que mamam no peito?



- Consumir carne vermelha 3x por semana sempre acompanhada com um suco que contenha vitamina C; a vitamina C ajuda na absorção do ferro na alimentação.
- Consumir verdura do grupo de folhas verde escuro diariamente tipo: jambu, cariru, espinafre, couve, maxixe, taioba, agrião, na sopa, no feijão ou na salada.
- Consumir fígado pelo menos 1x por semana.
- Consumir ovo, em média 3 a 4x na semana.
- Cozinhe o feijão juntamente com as verduras do grupo de folhas verde escuro. Coloque no liquidificador o feijão e as verduras e adicione ao restante do feijão já cozido.
- Tomar diariamente um copo de suco de laranja ou acerola ou limão ou maracujá ou abacaxi ou outras frutas que contenham vitamina C, adicionando 1 folha de couve e 1 folha de hortelã. Bata no liquidificador, passe no crivo e tomar 30 minutos antes do café da manhã.
- Fazer restrição quanto a alimentos gordurosos, industrializados (tais como flocos de milho, batatas fritas, refrigerantes, pipocas, etc). Observar a maneira de preparo dos alimentos, restringindo as frituras.
- Observar a lavagem da carne, para ser feita apenas com um pedaço inteiro de carne. Uma vez cortada não deve ser lavada para que não haja perda do sangue, onde está localizado o ferro.
- Fazer 5 refeições por dia: café, almoço, jantar e 2 lanches no horário intermediário.
- hidratar-se com 3 litros de líquidos por dia (água, suco).

Traço Falciforme




Ontem levei minha filha para um Hemocentro. O resultado do teste do pezinho deu Traço Falciforme. Eu lembro que quando recebi esse resultado, achei o nome tão horripilante que achei que minha filha teria algo de errado. Marquei a consulta em Setembro e só tinha vaga para ontem. Pois bem, Traço Falciforme acontece quando uma pessoa recebe de um dos pais o gene da hemoglobina A e de outro o gene da hemoglobina S. Nesse caso, ela não desenvolverá a doença. No entanto, é importante saber se a pessoa tem o traço falciforme, pois, se ela se unir a outra com o traço, existe a possibilidade de o casal ter filho(s) com Anemia Falciforme, o que já é a doença.


A anemia falciforme é uma doença do sangue conhecida há muito tempo e presente em vários países. A principal característica da anemia falciforme é a alteração do glóbulo vermelho do sangue. Os glóbulos vermelhos são células flexíveis e arredondadas presentes no nosso sangue. Essa forma permite que eles transitem facilmente por todos os vasos sanguíneos do corpo. Dentro dessas células, existe um pigmento chamado hemoglobina (Hb), que dá a cor vermelha ao sangue e transporta oxigenio para todos os tecidos e órgãos. A maioria das pessoas recebe dos seus pais hemoglobina A. Elas são identificadas como AA e não tem a doença. As pessoas com anemia falciforme recebem tanto do pai como da mãe a Hemoglobina S e são identificadas como SS. Os glóbulos vermelhos dessas pesoas podem ficar em formato de foice ou meia-lua. São mais rígidos e tem dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue.


Bem, mas a minha filha só tem o traço e pode levar uma vida normal, só não poderá ser piloto e nem comissária de bordo, porque caso haja uma turbulencia no avião sofrerá de dores pelo corpo devido a baixa de oxigenio. Terá também que avisar o anestesista caso faça uma cirurgia grande e terá que saber se o seu companheiro também tem o Traço falciforme.

Ela fez um teste para hemoglobina e detectou anemia. Ela só mama no peito, então a minha alimentação não está nada bem heim! A médica me passou uma dieta a base de ferro e proteína e pronto.









terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Minha filhota!!!!

Olá amigas! Vim dar notícias...A minha filhota está muito bem, e eu também. Amanhã temos consulta com uma hematologista, pois o teste do pezinho apresentou uma alteração: traço falciforme. Ai meu Deus, morri de medo com o resultado, mas segundo pesquisei, não se trata de nada grave. Ela herdou dos pais esse problema mas terá uma vida normal, se Deus quiser. Hoje estou na casa da minha mãe, e aqui tem net, hehehe. Estarei on por alguns dias. Voltarei em breve para contar mais novidades. Beijinhos!