quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Traço Falciforme




Ontem levei minha filha para um Hemocentro. O resultado do teste do pezinho deu Traço Falciforme. Eu lembro que quando recebi esse resultado, achei o nome tão horripilante que achei que minha filha teria algo de errado. Marquei a consulta em Setembro e só tinha vaga para ontem. Pois bem, Traço Falciforme acontece quando uma pessoa recebe de um dos pais o gene da hemoglobina A e de outro o gene da hemoglobina S. Nesse caso, ela não desenvolverá a doença. No entanto, é importante saber se a pessoa tem o traço falciforme, pois, se ela se unir a outra com o traço, existe a possibilidade de o casal ter filho(s) com Anemia Falciforme, o que já é a doença.


A anemia falciforme é uma doença do sangue conhecida há muito tempo e presente em vários países. A principal característica da anemia falciforme é a alteração do glóbulo vermelho do sangue. Os glóbulos vermelhos são células flexíveis e arredondadas presentes no nosso sangue. Essa forma permite que eles transitem facilmente por todos os vasos sanguíneos do corpo. Dentro dessas células, existe um pigmento chamado hemoglobina (Hb), que dá a cor vermelha ao sangue e transporta oxigenio para todos os tecidos e órgãos. A maioria das pessoas recebe dos seus pais hemoglobina A. Elas são identificadas como AA e não tem a doença. As pessoas com anemia falciforme recebem tanto do pai como da mãe a Hemoglobina S e são identificadas como SS. Os glóbulos vermelhos dessas pesoas podem ficar em formato de foice ou meia-lua. São mais rígidos e tem dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue.


Bem, mas a minha filha só tem o traço e pode levar uma vida normal, só não poderá ser piloto e nem comissária de bordo, porque caso haja uma turbulencia no avião sofrerá de dores pelo corpo devido a baixa de oxigenio. Terá também que avisar o anestesista caso faça uma cirurgia grande e terá que saber se o seu companheiro também tem o Traço falciforme.

Ela fez um teste para hemoglobina e detectou anemia. Ela só mama no peito, então a minha alimentação não está nada bem heim! A médica me passou uma dieta a base de ferro e proteína e pronto.









2 comentários:

  1. meu filho tbém tem, ele tem 1 mês, fiquei assustada, mas estou mais tranquila lendo mais sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tem também pois já sabia de tudo ele hoje tem 7 anos eu só não sabia o negócio do avião e da cirurgia muito obrigada pelo post ficar por dentro de tudo e mais um pouco nunca é ruim. Agradeço mais uma vez

    ResponderExcluir